Quer saber sobre mais algumas das mais importantes tendências de marketing digital para 2021?
No meu vídeo anterior, eu falei sobre o cenário do marketing digital para o próximo ano, listando oito importantes tendências de marketing digital para 2021 (de um total de 16) que lidam com as possibilidades de utilização de ferramentas digitais e plataformas online novas ou já existentes.
Nesta parte 2 da lista, eu continuarei discorrendo sobre estratégias e tendências de marketing digital para as mais diversas áreas que estarão em alta em 2021 e que podem ajudar você a sair na frente de seus concorrentes – são 8 novas tendências que, sem dúvidas, vão aprimorar a presença do seu empreendimento no âmbito online.
A primeira tendência de marketing digital para o próximo ano é a atuação mais humanizada de marcas nas mídias sociais. Um dos problemas mais simples de engajamento do público com marcas no meio virtual é a linguagem “engessada” e institucional dos perfis de redes sociais dessas empresas. A atuação humanizada traz uma comunicação mais próxima, descontraída e identificável com o público.
Como segunda tendência para 2021 temos os eventos em tempo real mais elaborados. Com a pandemia, houve um crescimento notável de eventos online em tempo real e, com isso, esses eventos passaram a agregar possibilidades mais bem desenvolvidas de produção e profissionalismo, com soluções audiovisuais mais elaboradas e um uso mais inteligente e dinâmico da participação do público.
A terceira tendência de marketing digital para 2021 é o foco em dados. A administração e interpretação de dados é uma das maiores vantagens do Marketing Digital, já que o meio virtual dispõe de uma boa quantidade de ferramentas para essa finalidade. A análise de dados permite uma maior medição e otimização de resultados, o que ajuda em tomadas de decisões.
A quarta tendência para negócios online em 2021 é o uso de chatbots. Essa tecnologia foi utilizada muito fortemente há alguns anos, especialmente no Messenger do Facebook, mas acabou perdendo a funcionalidade com o tempo. A questão é que os chatbots voltaram a ter importância em 2020 após o WhatsApp passar a permitir a implementação da tecnologia na sua plataforma. Dessa forma, os chatbots sem dúvidas estarão em alta no próximo ano, ajudando no marketing digital através da agilidade e redução de custos para empresas de vários tipos.
A quinta tendência de marketing digital já existe há algum tempo e vai ganhar ainda mais importância em 2021: o tráfego pago. Com a queda do alcance orgânico em algumas plataformas, especialmente o Facebook e o Instagram, o tráfego pago acaba sendo a solução mais viável para levar o seu produto ou conteúdo aos seus seguidores. E quanto mais as plataformas se consolidam, mais o tráfego pago ganha evidência, então é bom começar a investir nessa modalidade desde já.
Na sexta tendência de marketing para 2021, temos a integração cada vez maior do online com o offline. Essa interação pode se dar partindo do virtual para o real, com eventos online possuindo uma maior interação offline, com a disponibilização de kits físicos com itens para o acompanhamento do evento, por exemplo; ou a interação pode se dar no sentido oposto, do real para o virtual, como os estabelecimentos físicos que estão apostando em QR codes para apresentação de cardápios e mais informações sobre os seus produtos ou com áreas físicas “instagramáveis”, estimulando o público a postar e marcar a empresa nas redes.
A sétima tendência para 2021 é a automação de marketing. A automação não é exatamente uma novidade, já que algumas automações vêm sendo usadas com resultados positivos há algum tempo, como o e-mail marketing. Para o próximo ano, essas automações surgem com novas disposições, já que os avanços de inteligência artificial são frequentes e trazem novas soluções animadoras como ferramentas automatizadas de produção de conteúdo para redes sociais.
A oitava e última grande tendência de marketing digital para 2021 é a fragmentação maior do mercado, que está se fracionando com o surgimento de um número cada vez maior de agências menores e freelancers. Essa fragmentação é positiva, já que temos um número muito grande de empresas que precisam captar clientes na internet, mas um número insuficiente de profissionais para lidar com essa demanda. Por isso, a fragmentação estimula a entrada de novos profissionais no mercado, trazendo assim novas bagagens de atuação e possibilidades cada vez mais plurais.
Gostou de descobrir sobre as 16 tendências de Marketing Digital em 2021? Deixa seu like, comentário e compartilha com um amigo!
Participe do Programa Revolução Digital: http://programarevolucaodigital.com.br/
___
Para mais dicas e informações sobre Marketing Digital:
Entre no meu canal do Telegram: http://t.me/felipeunu
Me siga no Instagram: http://instagram.com/felipeunu
Visite o meu Portal: https://www.digai.com.br
Para alavancar seus negócios:
Contrate a agência Unu Digital: http://www.unu.com.br